Anúncios exibidos em aplicativos gratuitos gastam mais bateria
Bruno Salutes 26
Milhares de aplicativos estão disponíveis na Play Store e quanto mais capacidade nosso dispositivo tiver para armazená-los mais instalações iremos fazer. A oferta gratuita é sem dúvida a mais convidativa, mas segundo um estudo realizado nos Estados Unidos e no Canadá essa categoria de compra seria a principal responsável por drenar a bateria do seu dispositivo Android. Confira mais detalhes abaixo.
- 3 crimes contra a bateria do seu Android: e o culpado é você!
- O segredo nº. 1 para economizar a bateria de qualquer smartphone Android
Segundo um estudo realizado pela Universidade do Sul da Califórnia, Instituto de Tecnologia de Rochester e Queen's University, o impacto causado por aplicativos gratuitos é maior do que em versões pagas. De acordo com o resultado da pesquisa, 16% da bateria de um dispositivo pode ser consumida por anúncios presentes nesses aplicativos. Os resultados apontam aumentos de 22% na memória RAM, 79% no consumo de dados móveis e 56% a mais de processamento no hardware. A pesquisa concluiu que os serviços de localização, quando ativados, coletam informações em segundo plano sobre o local onde o usuário se encontra para que os anúncios presentes em aplicativos gratuitos sejam exibidos de forma personalizada.
O gasto no consumo de dados é necessário para que aconteça o download do anúncio toda vez que o aplicativo ou um jogo em questão seja executado. Além de gastar mais bateria, um aplicativo com muitos anúncios certamente consumirá mais dados 3G/4G para download. O estudo ainda revela que o uso em período integral com exibições contínuas de anúncios pode acarretar na perda de até 1 hora de autonomia somente pelos requerimentos extras exigidos. A pesquisa testou 21 aplicativos no ranking de mais utilizados em 2014, de 30 categorias diferentes da Play Store.
Você acredita que os anúncios contribuem no consumo de bateria do seu Android?
0 comentários: